Copiando as palavras encontradads no blog do amigo "Ed"; Transcrevendo em emoções as dúvidas e certezas que me assolam...
Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade.
Não apenas isso: é também uma notável dádiva.
Desenvolvemos a habilidade da palavra, do olhar, das expressões,
e até mesmo do silêncio.
A capacidade de tirar lá de dentro o melhor que temos
para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar.
Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério.
Mas não apenas isso: é também um grande privilégio.
Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e
sagrado em um ser humano: seu segredo, seu medo, suas alegrias,
prazeres e inquietações.
Somos psicólogos e trememos diante da constatação
de que temos instrumentos capazes de favorecer o bem ou o mal,
a construção ou a destruição.
Mas ao lado disso desfrutamos de uma inefável
bênção que é poder dar a alguém o toque, a chave que pode abrir portas
para a realização de seus mais caros e íntimos sonhos.
Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar, ver sem me
escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso
da minha palavra, do conselho, da minha sinalização.
Que as lágrimas que diante de mim rolarem,
pensamentos, declarações e esperanças testemunhadas, sejam segredos
que me acompanhem até o fim.
E que eu possa ao final ser agradecido pelo privilégio de ter vivido para
ajudar as pessoas a serem mais felizes.
O privilégio de tantas vezes ter sido único na vida de alguém que não tinha
com quem contar para dividir sua solidão, sua angústia, seus desejos.
Alguém que sonhava ser mais feliz, e pôde comigo descobrir que isso só começa quando a gente consegue realmente se conhecer e se aceitar.
(Walmir Monteiro)
Quando compartilhamos, temos a oportunidade de trocar, aprender, ensinar...de crescer. Compartilhando nos tornamos um só, multiplicados. Vamos compartilhar aqui, fotos, poesias, crônicas, idéias, ideais, sentimentos, impressões, sensações, percepções, comentários, opiniões e conhecimentos...sem julgamentos.
Todas as poesias assinadas por Isa G., assim como as fotos postadas podem e devem ser copiadas, com uma condição: COMPARTILHE
domingo, 21 de setembro de 2008
sábado, 16 de agosto de 2008
Sou
Isa
Sou âncora, sou água, sou amor...
Que prende, lava e transforma;
Sou pilar, sou pomba, sou paixão...
Que sustenta, purifica e arrebata;
Sou furação, sou fé, sou faísca...
Que desloca, fortalece e incendeia;
Sou teste, sou testa, sou teto...
Que desafia, teima e guarda;
Sou porto, sou porta, sou parte...
Que direciona, acessa e completa...
Sou calo, sou cola, sou coca...
Que incomoda, une e vicia;
Sou breu, sou braço, sou brisa...
Que assusta, acolhe, e acalma;
Sou ópio, sou ócio, sou ódio...
Que alucina, estagna e destrói;
Sou tudo de bom para uns...
Que estraga tudo para outros.
Isa
Sou âncora, sou água, sou amor...
Que prende, lava e transforma;
Sou pilar, sou pomba, sou paixão...
Que sustenta, purifica e arrebata;
Sou furação, sou fé, sou faísca...
Que desloca, fortalece e incendeia;
Sou teste, sou testa, sou teto...
Que desafia, teima e guarda;
Sou porto, sou porta, sou parte...
Que direciona, acessa e completa...
Sou calo, sou cola, sou coca...
Que incomoda, une e vicia;
Sou breu, sou braço, sou brisa...
Que assusta, acolhe, e acalma;
Sou ópio, sou ócio, sou ódio...
Que alucina, estagna e destrói;
Sou tudo de bom para uns...
Que estraga tudo para outros.
quarta-feira, 30 de julho de 2008
segunda-feira, 21 de julho de 2008
segunda-feira, 9 de junho de 2008
...
O que fazer quando não dá mais?
Quando se sente preso dentro de si mesmo...
Quando o desejo é se rasgar inteiro...
Quando a dor se torna insuportável?
Até onde é o limite?
Quando se calar, já não dá mais conta,
Pois você grita dentro de si mesmo...
E esses gritos lhe ensurdecem...
Quando tudo que se sente é dor...
E dormência...
Quando seus olhos ardem;
Mas resistem...
Quando o espelho já não lhe reflete mais...
Ou você nunca conseguiu se achar dentro dele?
Quando seu maior sonho no momento...
É a solidão.
E você nunca deixou de estar só...
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Psicologia
"Tudo que me fortalece também me destrói......."
Haja coragem, provas, trabalhos, provas, trabalhos......
Ê tempo que não dá para nada...
Haja coragem, provas, trabalhos, provas, trabalhos......
Ê tempo que não dá para nada...
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Reflexões da Ariel...
Esperamos demais pelo momento certo para efetuar mudanças... muitas vezes precisamos mudar o momento....
terça-feira, 27 de maio de 2008
Reflexões da Ariel
Quando compartilhamos, descobrimos que fazemos parte de um mecanismo maior, nos percebemos como elemento integrante... Estamos interligados...Ora por motivos similares, ora por comportamentos reversos... Podemos estar dos dois lados... e estaremos em algum momento !!!
sábado, 24 de maio de 2008
Reflexões da Ariel
Fazer do momento presente um eterno exercício de despedida...Demonstrar nosso afeto aos que roubamos para nós, ser sincero e paciente consigo e aceitar que atuamos em um grande palco, já montado, se faz tão importante quanto o ar... o tempo não pára ... E nunca se sabe a hora de bater o ponto para retornar...
quinta-feira, 22 de maio de 2008
O mágico de Oz - Versão Ariel
Não consigo mais me esconder de mim mesma, a esta altura olho para trás, e vejo minhas pegadas, identifico claramente aonde pulei, onde passei reto e onde insistir em pisar, mesmo sabendo que afundaria...
Ao olhar pra frente, percebo dois caminhos, ou seriam três, quatro, para onde deveria me dirigir, mas resta a dúvida: Continuar andando ou me recostar em algum ponto? Continuo a caminhar, esperando que uma ponte se construa, de tijolos amarelos como a de Doroty... Quando aparecerá o homem de lata? Tenho um coração que já está meio dolorido de tanto se calar, posso dá-lo, com muita boa vontade. Se eu continuar, será que lá naquela curva, o leão surgirá com medo? Ah temos tanto a compartilhar... Essa busca insana pela coragem ... Mesmo sendo inteligente como o espantalho, não consigo compreender como vim parar aqui...Seria tão bom colocar a culpa toda nas costas da bruxa do norte, ou seria a do sul? Sei lá! Preciso jogar pra alguém, mais uma na minha lista, e eu vou explodir!!! Vou continuar andando mesmo, quem sabe encontro o mágico e ele quebra meu galho, me coloca em um balão, e lá de cima eu consiga ver esse meu caminho, torto mesmo, no meio dos outros e volto logo pra casa... Para acordar e descobrir que foi só um sonho louco, que tudo é maravilhoso, perfeito e continuar na minha ilusão.
Ao olhar pra frente, percebo dois caminhos, ou seriam três, quatro, para onde deveria me dirigir, mas resta a dúvida: Continuar andando ou me recostar em algum ponto? Continuo a caminhar, esperando que uma ponte se construa, de tijolos amarelos como a de Doroty... Quando aparecerá o homem de lata? Tenho um coração que já está meio dolorido de tanto se calar, posso dá-lo, com muita boa vontade. Se eu continuar, será que lá naquela curva, o leão surgirá com medo? Ah temos tanto a compartilhar... Essa busca insana pela coragem ... Mesmo sendo inteligente como o espantalho, não consigo compreender como vim parar aqui...Seria tão bom colocar a culpa toda nas costas da bruxa do norte, ou seria a do sul? Sei lá! Preciso jogar pra alguém, mais uma na minha lista, e eu vou explodir!!! Vou continuar andando mesmo, quem sabe encontro o mágico e ele quebra meu galho, me coloca em um balão, e lá de cima eu consiga ver esse meu caminho, torto mesmo, no meio dos outros e volto logo pra casa... Para acordar e descobrir que foi só um sonho louco, que tudo é maravilhoso, perfeito e continuar na minha ilusão.
Reflexões da Ariel
Vivenciamos a nossa vida pelo outro. Esperamos que as pessoas ajam como se adivinhassem os nossos pensamentos. Seja na resposta que queremos ouvir, na decisão que achamos ser mais coerente, no comportamento que seja mais adequado, na maneira de demonstrar afeição e apreço ou até mesmo na realização dos nossos desejos.
Buscamos corresponder às nossas expectativas, sem pensar muito na expectativa do outro, afinal na maioria das vezes achamos estar sempre certos, não?
Na realidade estamos projetando no outro as cobranças da nossa consciência. É bem mais fácil visualizar defeitos nos outro do que em nós mesmos. É bem mais fácil julgar o outro do que constatar e admitir os nossos defeitos.
Às vezes levamos estas cobranças a tal ponto, que agimos com o outro tal quais marionetes. Tendemos a direcionar o nosso julgamento sobre o outro de maneira que este, julgamento, se posicione a nosso favor, aquietando momentaneamente o nosso ego.
Devemos fazer uma auto-análise, entrando em contato com a nossa consciência, admitindo, aceitando e compreendendo os nossos defeitos. Afinal, eles fazem parte de nós, tanto quanto fazemos parte deles...
Nesta auto-análise deve-se buscar o discernimento para modificar os defeitos mutáveis e aceitar os que são inerentes à nossa natureza.
O auto-conhecimento não é uma tarefa fácil, porém é extremamente necessário para o nosso crescimento evolutivo.
28/12/07
A continuar...
Buscamos corresponder às nossas expectativas, sem pensar muito na expectativa do outro, afinal na maioria das vezes achamos estar sempre certos, não?
Na realidade estamos projetando no outro as cobranças da nossa consciência. É bem mais fácil visualizar defeitos nos outro do que em nós mesmos. É bem mais fácil julgar o outro do que constatar e admitir os nossos defeitos.
Às vezes levamos estas cobranças a tal ponto, que agimos com o outro tal quais marionetes. Tendemos a direcionar o nosso julgamento sobre o outro de maneira que este, julgamento, se posicione a nosso favor, aquietando momentaneamente o nosso ego.
Devemos fazer uma auto-análise, entrando em contato com a nossa consciência, admitindo, aceitando e compreendendo os nossos defeitos. Afinal, eles fazem parte de nós, tanto quanto fazemos parte deles...
Nesta auto-análise deve-se buscar o discernimento para modificar os defeitos mutáveis e aceitar os que são inerentes à nossa natureza.
O auto-conhecimento não é uma tarefa fácil, porém é extremamente necessário para o nosso crescimento evolutivo.
28/12/07
A continuar...
Âmago
O que será que tem dentro de mim?Onde isto fica?
O quê isto me torna?
A quem isto interessa?
A mim?
A você?
A nós ?
Estou solta pelo espaço;
Piscando com as estrelas;
Fervendo com o sol;
“Faseando” com a lua;
Bailando com as nuvens...
Estou borbulhando dentro de você;
Pulsando com seu coração;
Contraindo com seus músculos;
Inflando com seus pulmões;
Borboleteando no seu estômago;
Afagando com suas mãos;
Movendo-me com seus pés;
Instigando o seu cérebro;
Correndo pelas suas veias...
Enxergo pelos seus olhos;
E me vejo;
Aberta, escancarada;
Dentro de mim não tem nada;
Eu estou em você.
Isa G.
Março 2008
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Trocas
terça-feira, 20 de maio de 2008
Devaneios da autora...
Até onde se compartilhar sem se despedaçar por inteiro.... É o que venho tentando descobrir...
Como a ignorância nos impulsiona....UFA!!!!!
Caraca, me descobri uma semi-analfabeta cibernética.... Ô quebra- cabeçazinho esse bolg, quase não sai.... Mas nasceu, depois de um parto, quase natural, que durou quatro horas....Mas tô aqui, "e vocês vão ter de me engolirrrrr!!!!" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!
Tenho tanto para falar...espero (para meu bem e dos meus colegas de profissão...) que existam malucos suficientes para ler, além dos que roubei para mim....
Tenho tanto para falar...espero (para meu bem e dos meus colegas de profissão...) que existam malucos suficientes para ler, além dos que roubei para mim....
Assinar:
Postagens (Atom)
